domingo, 31 de julho de 2011

Sábado de mutirão

Mesmo com tempo ruim, muita gente veio ao mutirão de sábado. Foi ótimo conhecer tantas pessoas que só conhecíamos por MSN, FB, e-mail ou telefone! Tanta gente do bem, com disposição em ajudar, mesmo que para isso fosse necessário enfrentar ninho de barata e muito entulho (ainda!!! por incrível que pareça!).

Ontem passeamos com os cães, muitos deles nunca tinham saído da casa desde que recolhidos. Saiam apreensivos mas daí a pouco já estavam felizes, trotando na calçada. Um dos cães castanhos se descobriu no reflexo de uma porta de vidro, foi muito engraçado!  Até a Magda passeou, ela estava bem assustada a princípio, mas depois viu que a Bilu também estava e foram as duas lado a lado balançando as caudas. Essa socialização é importante para que eles possam ser adotados em breve. 

Com o material que foi doado, protegemos muitos cães contra pulgas, carrapatos e vermes, muitos ganharam coleiras anti-pulga. Estamos juntando mais vermífugos para completar o trabalho e logo veremos também a vacinação da turma toda.

Além de tirar muito entulho, alguns cercados foram refeitos e as partes do quintal que ficavam lamacentas foram cobertas por areia e pedriscos, que foram doadas por pessoas que estiveram presentes ontem, que se cotizaram, foram comprar, trouxeram em seus carros e descarregaram na casa, um verdadeiro trabalho braçal. Retiramos os bancos velhos e sujos que serviam de camas para os cães e substituímos por estrados.

Dentro de casa, retiramos mais entulho, limpamos as paredes e o teto de uma das salas e caiamos as paredes. Também transferimos alguns objetos e móveis para um quarto pouco utilizado, abrindo mais o espaço nas áreas onde geralmente circulamos.A cozinha e o banheiro passaram por uma faxina brava, com remoção de entulhos e redistribuição do espaço para tornar o trânsito mais livre.

Era tanta gente trabalhando, ajudando que chegava a ser comovente! Os cães perceberam que estavam sendo cuidados e ficaram muito agitados, brincavam e corriam! Fizemos tanto e ainda temos mais por fazer, por isso já marcamos mutirão para o próxímo para sábado, dia 06/08/11, a partir das 9:00.

Tenho muitos agradecimentos a fazer! O pessoal do MEABS esteve em peso e a eles, a minha gratidão e admiração! A Dra. Luciana também participou do nosso sábado de mutirão e nos orientou o tempo todo em relação ao manejo com os cães. Querida Lu, muito obrigada!!! Obrigada também a todos que atenderam ao nosso chamado no FB.

Para terminar, uma frase que recebi em um e-mail da Patricia e que resume o meu sentimento pela participação de cada um no mutirão, fazendo a diferença na nossa jornada para resgatar os cães e dar-lhes a oportunidade de uma vida digna:

"Sou uma só, mas ainda assim sou uma. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso." (Edward Everette Hale)


Um comentário:

  1. Giany...que lindo o que vc escreveu! Pode ter certeza que faremos tudo e mais ou pouco, pra ajudar a melhorar as condições desse cãezinhos. Parabéns pela sua iniciativa tão nobre! Amanhã tem mais trabalho...mãos à obra! Beijos!

    ResponderExcluir