domingo, 17 de julho de 2011

Cães para adoção

Nosso trabalho no quintal se parece mais com uma tarefa como "enxugar gelo". Se por um lado as condições do ambiente não são favoráveis para a melhora da saúde dos animais, por outro não conseguimos tirá-los de lá para adoção por estarem "pouco apresentáveis".
Não temos filhotes fofos ou de raça para adoção, como muitos procuram. Temos muitos cães adultos e idosos e sem raça definida. Em comum, eles tem histórias de maus tratos e/ou abandono e o azar de terem sido recolhidos por uma colecionadora - uma pessoa doente, incapaz de perceber o sofrimento dos animais que mantinha em cativeiro.
Temos feito o possível para garantir um ambiente minimamente limpo. A alimentação está assegurada por doações de ração mas isso ainda é pouco frente ao tudo que precisam.
Ontem tentamos fotografar todos e não sei se conseguimos. A turma de dentro de casa é fácil, eu saio para passear com eles na rua quase todos os dias e os conheço pelo nome. Já a turma do quintal, além de só os ver enquanto limpamos ou os alimentamos, sei os nomes de poucos e acho até que a maioria nem tem um nome. Eles são agitados e ficam extremamente excitados quando alguém sai no quintal, daí correm e pulam o tempo todo.
Portanto, peço desculpas pela qualidade das fotos mas infelizmente, elas retratam a dificuldade que tem sido a abordagem aos cães do quintal.

BAIXINHO: macho, parecido com York, porte pequeno, idoso e com sarna.
Adora nossa voltinha no quarteirão e vai trotando, elegante e feliz.

BRANCA: fêmea, castrada, porte médio. É assustada e arredia. Fica sempre no cantinho e até para comer, espera que saiam todos de perto.

BRIGHT - é uma fofa, adora passear na rua. É castrada, tem um problema crônico em um dos ouvidos. É ótima companhia, bastante energética, se dá bem com criança.

ELVIS - outro fofo! É um macho cinzento idoso, mestiço de poodle de porte pequeno e com sarna. Quando me vê com a coleira é o primeiro a vir para passear

TIGRADA - fêmea, castrada, meia idade e com sarna. Não é de sair muito do "canil", costuma ficar num canto com mais dois cães.

JULIETA - fêmea, castrada, mestiça de Dobermann, de grande porte e bem idosa. Apesar do tamanho, é tranquila. Se coça bastante devido à sarna.

LULU - é uma fêmea cinzenta idosa, com o olho esquerdo menor e com secreção. A língua fica de fora porque faltam dentes. Ela também tem sarna. Não é sempre que sai para a voltinha no quarteirão, mas gosta bastante e vai cheirando tudo que encontra no caminho.

MAGDA - é uma sapeca, corre e pula o tempo todo. É uma fêmea tricolor gordinha, castrada e que lembra um sheltie. É cheia de energia e acho que seria muito feliz numa casa com espaço.

NEGUINHA - é uma fêmea castrada, jovem, com pelo médio cinzento e com sarna. Ela era do quintal, mas como estava apanhando dos outros cães foi trazida para dentro de casa. É agitada e assustada. Morre de medo de ir para a rua, nem para passear quer sair. 
Precisa de alguém com paciencia para deixá-la confiante outra vez.

PRETO E BRANCO - ele não tem nome mas é bem bonito, seu porte é de médio a grande e está relativamente bem. Se tiver a chance de ser tratado, em pouco tempo poderá estar apto à adoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário