terça-feira, 12 de julho de 2011

Enquanto isso no Reino das Águas Claras...

Clique nas imagens para ler as matérias publicadas no jornal A Tribuna, de 11/07/11. Pena que precisam ser reescritas para retratar os fatos reais...

Apesar dos órgãos municipais monitorarem a situação desde 2008, quando da internação da “Amanda” no mês passado, se não fosse a mobilização de vizinhos desde 16/06/11 e grupos envolvidos com a causa animal, os bichos da colecionadora teriam sucumbido à fome e às doenças. A alimentação dos quase 50 gatos e cerca de 40 cães foi assegurada por doações. A limpeza diária é feita por voluntários. A saúde dos animais na casa foi assistida por veterinários contratados por grupos não governamentais. Para os que estão em lares temporários, o custeio pelos cuidados correm sob responsabilidade dos que os acolheram.
Os gatos foram assistidos por grupos não governamentais, receberam medicação para infecções e sarna e parte deles foram vermifugados. Dos 49 gatos, 28 foram para a Confraria dos Miados e Latidos, em SP. Eles estão em lares temporários ou já foram adotados, todos receberam tratamentos médicos especializados, inclusive cirurgias e odontologia. 
Em Santos, temos sete gatos em lares temporários, uma gatinha internada devido à um grave problema de saúde e uma filhotinha de cerca de 3 meses foi adotada após ser tratada em lar temporário. Os órgãos municipais estão com apenas 11 gatos, recolhidos na terça feira passada (05/07/11 - 19 dias após autorização de entrada na casa).
Praticamente todos os cães continuam na casa, apenas 9 saíram: tres adotados, dois em hotelzinho com custeio por particulares (Santos), dois sob a guarda do Projeto Vida Animal (Peruíbe) e dois na Confraria de Miados e Matidos (São Paulo) Os cães na casa são alimentados com rações doadas e a limpeza, ainda precária devido às condições da casa e do quintal, é diária. 

 
A situação era desesperadora mesmo, porém arregaçamos as mangas e fomos à luta. Nós, os voluntários, encaramos sarna, rinotraqueite, fome, carência, ansiedade e tudo mais que afetava a bicharada. Quando os 9 gatos foram apreendidos pelos órgãos municipais na semana passada, eles os encontraram alimentados e medicados, com caminhas forradas com toalhas cedidas por voluntários e caixas de areia limpas.
A casa é velha, mal conservada e ainda com muitos pertences pessoais da "Amanda", mas voluntários mantém o piso forrado com jornais que são removidos e substituídos várias vezes ao dia. As caixas de areia foram eliminadas pois não há mais gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário