domingo, 28 de agosto de 2011

Duas boas notícias!

Olha que coisa boa que me contaram!!!! O Brilhante e a Radija, que foram apadrinhados pelo Projeto Vida Animal de Peruibe, foram adotados! A casa do Brilhante é em Peruibe mesmo e a da Radija é na Praia Grande. Parabéns para o pessoal do Projeto Vida Animal, que superou grandes dificuldades para abrigar e tratar dos dois fofos. Eles tinham problemas de saúde, precisaram de tratamento e cirurgia, sem contar tudo que já está no "pacote" de se hospedar dois cães em meio a tantos outros também com necessidades importantes.
Que sejam muito felizes em seus novos lares e que tudo de ruim que já passaram em suas vidinhas seja apenas um passado beeeeeeem distante!

Triste história do Garfield

Não sei por quanto tempo o Garfield foi prisioneiro na casa da Lúcia ou por quais provações ele passou estando sob a guarda de uma pessoa doente. O pouco que sei já é suficiente para justificar toda a tristeza e angústia desse pobre gatão laranja. 
Quando começamos os resgates na casa, há dois meses e meio, o gatão laranja fazia parte de uma "massa de gatos" ariscos que vivia na cozinha. Eles não iam para outros cômodos e muito menos para o quintal. Viviam numa sujidade absurda, em meio à doenças e mortes frequentes. 
Por serem mais ariscos, os "gatos da cozinha" não foram os primeiros a receber cuidados específicos e também não foram os primeiros a serem resgatados... lembrem-se, eram 49 gatos em situação semelhante! Eles não foram os sortudos a serem resgatados pela Confraria e nem azarados para serem confiscados pela zoonose num primeiro momento. Nos resgates, os outros gatos praticamente "pulavam" para dentro das caixas de transporte... ou para o puçá da zoonose.
O gatão viu seus companheiros da cozinha serem resgatados ou confiscados e ele mesmo só não foi parar na zoonose por ser tão arisco. Ele se escondeu e não teve agente que conseguisse capturá-lo.  E assim, ele se tornou o único gato da casa, em meio aos cães. Ele vivia assustado e escondido mas não conseguíamos pegá-lo por nada! 
No dia 06/08/11 aconteceu o inevitável, o gatão laranja levou uma "prensa" dos cães, ficou paralisado de medo e conseguimos salvá-lo duplamente: dos cãos e da vida estressante e insalubre da casa. Levamos ao veterinário, foi medicado e tive que trazê-lo para minha casa, por não ter onde deixá-lo. Eu já estou com três hóspedes filhotes, além dos meus dois gatos e meu cão. Ter mais um gato, mesmo que hóspede, não era opção! Ele teria que ficar isolado dos demais e, ainda que tendo cuidados e carinho, sua vida continuaria solitária. Ele está "morando" na sacada do meu apartamento. Tem espaço, tem alimentação, tem proteção, tem até um aquecedor para as noites frias. Mas continua sozinho! Ele treme de medo quando faço carinho, tem taquicardia quando o pego no colo, mal sai da casinha, só o faz para as necessidades essenciais ou quando eu o "obrigo", retirando a casinha da sacada.
E é assim que o gatão tem vivido. Meu coração fica apertado o tempo todo pois não tenho como cuidar além disso. Ele precisa de muita atenção, precisa de alguém com experiência no manejo de gatos, que saiba o que fazer nessas horas, que consiga dar segurança à ele, fazer com que ele se sinta protegido e que aquela época de terror acabou.
O gatão vai ficar na minha casa o tempo que for necessário, ele não é "um problema a ser eliminado", mas eu preciso encontrar alguém que possa fazer por ele mais do que eu posso. Se você é de Santos ou região ou mesmo de São Paulo, e puder adotar um gato carente, sofrido, assustado, inseguro e desconfiado, por favor, entre em contato. O Garfield merece uma vida muito melhor!
(11) 9108-0573
(13) 9782-7757
e-mail: giany@uol.com.br

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Os meninos voltaram!

Nossos dois cãezinhos que foram castrados na 4a. feira no Hospital da Unimes já estão de volta. Fui buscá-los agora na Clínica Filetti, que os hospedou no pós-operatório. Eles estão bem, ainda com pontinhos mas sem nenhuma complicação! Agora já podem ser adotados!!!! :-)
Obrigada a todos que tornaram essas cirurgias possíveis! 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Video novo da Pink

Gente!!!!! vocês PRECISAM ver isso!!! Eu chorei... de alegria! Nossa pituquinha é outra! Lembram da Brilhantinha, arredia, assustada??? Pois bem... assistam ao video e deixem um comentário :-)
Jan!!! Obrigada pelo carinho e cuidado com nossa pequena.

Passeio com o Vermelho

Fui até a casa da bicharada agora a tarde para acompanhar o rapaz que foi arrumar a torneira. O Vermelho estava "atacado" de amores e não sossegou enquanto não o levei para dar uma mega volta, com direito à visita para a Pretinha e a Miranda na Cãofiança. A Dra. Roberta falou que o Vermelho está muito bem... e eu fiquei toda orgulhosa do fofo!!! Ele ganhou petiscos e continuamos o passeio pelo bairro. Quando voltamos, o danadinho estava numa alegria só! Nosso Vermelhito já foi vermifugado e castrado, só falta a vacina, e está em busca de um lar definitivo. Ele é muito ativo, brincalhão e gosta de espaço. Passear é o "must" pra ele! Quer adotá-lo? Entre em contato e venha nos conhecer!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Julieta está fazendo as malas!

Juju está só aguardando os últimos ajustes na casa da Aline para se mudar de vez! Ela vai ter até quintal com grama e temos a certeza mais que absoluta que será bem feliz e amada! Calma Juju... falta pouco!!!

Castanho adotado!

O fofo do Castanho foi adotado na semana passada. Já falamos com a nova família dele e estão todos encantados com a vivacidade e energia do danadinho! Que sejam todos muito felizes, pois o nosso "pequeno terrorista" merece!

Castração em dose dupla

Levamos os dois pretinhos fofos para castração hoje, são os últimos da casa!!! Nossos agradecimentos à equipe do Hospital Veterinário da Unimes e à Clinica Filetti, pelo apoio às cirurgias e hospedagem pós-operatória!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Coisinha fofa!

Essa cachorrinha, a Laika, era mais uma das vidinhas sofridas da casa da Lucia. Ela é quietinha, meiga e muito bonitinha. Precisa de uma casa, de um cantinho dela e de muito carinho!

Bilu foi ao dentista!

A Biluzinha foi operada ontem, os dentinhos dela estavam em estado de miséria, tinha muita doença periodontal e perda óssea. Não teve muito o que fazer, além de extrair os que estavam muito ruins. Ela voltou pra casa com apenas três dentinhos e agora tem um período de 15 dias de dieta pastosa e cuidados redobrados de saúde. Vamos torcer pelo rápido restabelecimento da nossa fofa e que possa encontrar uma casinha logo logo!

Videos para assistir e pensar...

Já conheço esses videos há um tempo e queria divulgá-los mas sempre ficava em dúvida de ser ou não o momento. Tudo que temos passado desde o início dos resgates aos Bichos da Lúcia tem sido muito intenso e várias vezes me peguei vagando em pensamentos. Por fim, resolvi postar os vídeos. Sei que o conteúdo não nos serve diretamente como um "puxão de orelha" pois todos os nossos seguidores são pessoas envolvidas com o bem estar da bicharada, mas espero que sirvam para nos indignar ainda mais e termos forças para lutar com muita garra contra o tratamento cruel aos animais.

Um dos vídeos fala do abandono. O vídeo é longo e obviamente, triste. Por isso só coloquei o link, para você poder pensar antes se quer ou não assistir.
O abandono é apenas um exemplo de crueldade. É inadmissível que o ser humano seja capaz de cometer tantas atrocidades sem que isso sequer o incomode em algum momento, nem que seja quando sozinho ou ao colocar a cabeça no travesseiro. E as atrocidades não precisam ser, necessariamento, grandes crimes contra a humanidade, genocídios ou extermínios em massa, pois o que importa não é a intensidade do dano e sim o fato de ser capaz de cometê-las. Não importa contra quem... o triste é o mau trato, seja ao seu semelhante, aos animais, à natureza ou ao planeta.
 

domingo, 21 de agosto de 2011

Campanha "Adota eu" ganha cartaz novo

A Aline criou um cartaz novo para a campanha de adoção dos bichos e ficou uma graça! Ela vai elaborar também um flyer para divulgação em massa. Alguém conhece uma gráfica bem "cãomarada" para fazermos a impressão?? Obrigada pela contribuição, Aline! adorei a foto da Branca!

Bichos no Twitter!

Acabei de criar uma conta dos Bichos no twitter. Ainda estou "apanhando" um pouco, mas já-já acrescento um ícone que funcione. Provisóriamente, deixei com o link da página mesmo. Agora você já pode nos seguir no twitter :-)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Campanha "Adota eu"

Vamos divulgar nossos bichos? O que acham de imprimir cartazes ou folders? Será que alguém conhece um dono de pizzaria que topasse colocar um folhetinho nosso nas pizzas entregues? Como vocês sabem, eu e o editor de imagens não somos lá muito amigos, se você é criativo e habilidoso, não quer elaborar nosso material de divulgação?? Enquanto isso...


"Bóra" arrumar casa pra cachorrada!

Parece que estamos quase na reta final, mas ainda temos 14 cães em busca de um lar, portanto, não dá para perder o pique ou acomodar!! A nossa voluntária mirim Ana e suas amigas Carol, Catarinha e Larissa estão empenhadíssimas! Olha o texto que a Ana elaborou: 
Vamos Adotar?

Você já ouviu falar em síndrome do colecionador?
Essa síndrome faz com que pessoas colecionem objetos e até  animais. Só que, no caso de animais é pior, pois eles ficam largados, como se realmente fossem objetos.
Esse é o caso da Dona Lúcia, uma senhora que tinha aproximadamente 40 cães e 40 gatos. Ela tomava remédios, mas resolveu parar. Assim, surtou e hoje está internada.
Com a iniciativa da Giany, a vizinha que mora em frente à casa aonde estão os animais, os bichos começaram a ser tratados e doados.
AGORA SÓ FALTAM 14 CÃES.
Então, aí vai a pergunta: vamos adotar?
Lá tem cães sapecas, dorminhocos, gordinhos, carentes, enfim, tem de tudo!
Se você não puder adotar pode também contribuir com ração (seca ou de latinha), com uma consulta veterinária, com lar provisório, ou com uma simples visita. Os cães vão adorar o seu carinho.
Mas se o seu tempo for curto, você pode ajudar doando qualquer quantia em dinheiro, que pode ser depositada na conta dos cachorrinhos. Anote aí:
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência 1613
Operação 013
Conta 14.678-9

Maiores informações, tratar com Giany:
9782-7757

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nossas voluntárias mirins!

Acabei de receber uma ligação muito fofa da Ana, filha da Andrea. Ela conversou na escola que estuda e pediu autorização para colocar um cartaz descrevendo a situação dos bichos e divulgando que eles estão para adoção. Também conversou com sua amiga Carol e pretendem colocar cartazes em estabelecimentos comerciais. Não é uma graça? Obrigada pela iniciativa, meninas!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Branca é "universitária"

Nossa querida Branca precisa de atenção extra por conta do tratamento que está fazendo para corrigir aquele vazamento de líquido pela cicatriz da castração antiga. Na casa estava meio complicado pois ela retirava o curativo e mesmo quando ela mesma não lambia o local, a Bilu ajudava...rs...
No sábado, conversando coma Dra. Luciana sobre o problema, ela sugeriu levar a Branca para a Unimonte durante a semana e os alunos poderiam cuidar dela com mais atenção, enquanto não conseguimos ao menos um lar temporário para ela. Ontem ela foi para a Unimonte e volta na sexta feira. Quem sabe assim adiantamos o tratamento dela. Obrigada, Lu, pela disposição em nos ajudar!

Nina, Ninoca...

Hoje a Pri acrescentou um comentário no post "Notícias da Nina" nos contando as peripécias da nossa guerreirinha de quatro patas e só tem notícia boa! O Dr. Mário já tirou quase todos os pontos, a recuperação dela está excelente e pode até tomar banho! Outra ótima novidade é que ela está se enturmando com os dois outros filhotes da Pri e a danada é folgada, viu... está até de "sócia" na caminha da Mel... aguardamos fotos da nossa lindinha!
Parabéns, Pri, por sua dedicação e carinho. Bjks a todos

domingo, 14 de agosto de 2011

Olha que "dilícia"!!!!

A Jan adotou a Brilhantinha ontem, agora ela se chama Pink e vai ser a mocinha mais mimada do mundo! Assista o video da Pink reconhecendo sua nova casa. Eu fiquei muito feliz porque mesmo ainda um pouco assustada, ela não se escondeu, não saiu correndo e seguia a Jan pela casa... uma graça a cena dela brincando de se esconder no lençolzinho da caminha!
Parabéns Jan, sua filhota é uma gostosa!!! dá vontade de agarrar e apertar!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mais agradecimentos!

Nossos bichos são pessoinhas de sorte agora! Tem tanta gente nos ajudando de tantas maneiras! Nosso time de veterinários solidários é motivo de orgulho e a todos nosso agradecimento e admiração:
 Clique na imagem

Tem pra todo gosto!

Depois de hoooooooras gastando todo o meu pouco conhecimento em edição de imagem, orgulhosamente apresento... Nossa galerinha canina!!!!

Como ajudar um colecionador patológico?

A ARCA Brasil reúne abaixo, algumas informações – com base em conhecimentos da ONG norte-americana ASPCA – que podem servir como apoio para uma ação de ajuda a acumuladores.
  1. Antes de tudo é preciso ter certeza de que se trata realmente de um colecionador compulsivo. Nem sempre um número alto de animais é sinal deste comportamento, mas bichos apáticos, magros, cheiro forte de urina e fezes, são alguns dos principais sinalizadores de que há algo errado. Os vizinhos podem ser uma boa fonte de informação.
  2. O mais recomendável é formar uma equipe de ação em que alguns dos integrantes sejam próximos ao indivíduo. Um dos maiores desafios para amparar uma pessoa nessa situação e fazer com que ela mesma aceite auxílio. O primeiro contato deve ser sempre um oferecimento de ajuda. É importante lembrar de estar sempre simpático para com a vitima do transtorno ou ela pode deixar de colaborar. Enquanto do seu ponto de vista ela está causando sofrimento aos animais, a visão dela é de que os está salvando.
  3. Para dar os cuidados necessários aos animais, como passeios, melhoras do ambiente e tratamento veterinário, é importante ganhar a confiança do indivíduo e dar garantias de que os bichos não terão nenhum tipo de sofrimento.  Num segundo momento, com bastante conversa e uma relação mais próxima, pode-se começar a tocar na idéia de doar alguns animais.
    (nota: é preciso convencê-los a não pegar mais animais. Saber dizer não é essencial neste momento de recuperação.)
  4. É primordial que o acumulador tenha algum tipo de apoio psicológico profissional. Alguém próximo a ele pode ser a chave entre ele e essa terapia.
Se o indivíduo se mostrar apático a todas essas iniciativas, as autoridades podem ser acionadas. No entanto, é importante não abandonar a pessoa após essa intervenção, pois o comportamento pode retornar.

(texto original disponível em http://www.arcabrasil.org.br/noticias/1102_hoarders.html, consultado em 12/08/2011)

Identificando colecionadores

É muito triste a situação dos animais em nosso país. É, no mínimo, desrespeitosa a maneira como eles são tratados, para não dizer cruel e até mesmo criminosa! 
Eles são vítimas de proprietários irresponsáveis, que os submetem à todo tipo de maus tratos e os abandonam até por motivos fúteis. 
Outros já nascem abandonados, são ninhadas deixadas em praças e cemitérios, as vezes morrendo lentamente por fome, frio e doença. E quantos outros são dispensados em lixeiras, presos em sacos ainda vivos? Imagine a agonia de um bichinho preso num saco e sendo esmagado pelo compactador de lixo dos caminhões coletores!
Não menos cruel é a situação dos bichos aprisionados por colecionadores. Eles são amontoados, maltratados, passam fome, adoecem, muitos morrem de maneira penosa por falta de cuidado e assistência. 

A Arca Brasil tem textos interessantes sobre colecionadores. Em um deles, cita características que auxiliam na identificação de colecionadores, segundo o Hoarding of Animals Research Consortium:

- Tem um número de animais de companhia maior do que o normal.
- Não é capaz de prover o mínimo esperado de alimentação, higiene, atenção e cuidados veterinários, resultando geralmente em doenças e morte por má nutrição, doenças infecciosas e ferimentos não tratados.
- Nega ser incapaz de prover esses cuidados mínimos e o impacto sobre os animais, em sua moradia, sobre si mesmo e nos outros eventuais ocupantes humanos do ambiente.
- Persiste, mesmo diante destes fracassos, em acumular animais.


(Texto original disponível em http://www.arcabrasil.org.br/noticias/1101_hoarders.html, consultado em 12?08/2011)

E como está o gatão?

Sabe o gatão laranja, o Garfield? Levei no Dr. Mário ontem a noite porque não tinha comido nada o dia todo. Ao exame, um dos rins dele está um pouco aumentando e também tem dor na garganta, o que dificulta o engolir. Dai o Dr. Mário colocou o gatão no soro, deu antibiótico e antinflamatório e fez algumas recomendações para alimentação. Sugeriu, entre outras coisas, carne moída crua, ao menos agora para estimular o apetite do bichano. Eu nem imaginava que gato doméstico comesse carne crua (lembra? minha experiência felina se resume aos meus dois gatos, Tiger e Dorothy). Na volta para casa já parei no mercado e comprei a carne moída... gente! fiquei passada!! Os olhinhos dele brilharam quando viu a carne! Comeu duas porções ontem a noite e hj cedo o potinho de ração seca estava pela metade. No café da manhã, dei mais uma porção de carne, que ele devorou em segundos! Fiquei tão feliz! Tomara que ele fique bem logo para comecar os cuidados normais de vermifugação, castração e vacinação. Como é adulto, não posso ficar muito tempo com ele aqui em casa pois ficará restrito à sacada por conta dos meus gatos, meu cão e os três hóspedes felinos. Se alguém puder dar lar temporário ao gatão nessa fase de tratamento, entre em contato comigo, ok? 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Campanha "Adote a Velhota"


Pessoal, a Lady foi resgatada da casa da Lúcia pela Confraria, ela está em SP em lar temporário e em busca de adoção. É emocionante vê-la tão bem! Como ela não tem dentes, a língua fica caída para fora. Quando a conheci, além da sarna, ela tinha um tumor no peito que a incomodava muito e ela o lambia desesperadamente. Dava até agonia em vê-la coçando e lambendo o local do tumor!
Em SP, ela foi operada e muuuuuuuuuuuito bem tratada! Está um mimo de formosura!!! A danada tem até FB!
Entra lá no "Adote a Velhota", ela vai gostar da sua visita!

Não é nenhuma Brastemp, mas...

Gente, fiquei impressionada com uma foto que está no FB dos bichos!! É o canto do quintal onde estavam os três ex-prisioneiros. Coloquei três momentos do mesmo lugar só para dar uma idéia do tanto que já trabalhamos para deixar as condições ao menos aceitáveis enquanto os bichos ainda estão na casa:
A primeira foto, à esquerda, é do dia 13/07, quando "contratamos" duas pessoas para retirar o lixo e o entulho. O chão estava coberto por uma camada de sujeira grossa e gosmenta (era xixi, cocô, lama, e tudo que você possa imaginar, acumulado por anos). Só saiu com enxada e de todo quintal foram mais de 20 sacos daqueles de obra que os lixeiros levaram! Tiramos também muito entulho, só de latinhas de alumínio foram 8 sacos de 100 litros, fora uma "tonelada" de bagulhos, como tapetes apodrecidos, eletrodomesticos quebrados, muitos restos de madeira podre... olha o entulho que foi removido nesse dia e depois retirado pelo cata treco:
Continuando com as três fotos iniciais, a do meio é como o mesmo espaço ficou ao final do dia de trabalho da primeira faxina.  E por fim, a foto da direita é mais atual. Depois que esse espaço foi concluído com a "construção" de baias com maderite e tela, conforme orientação da veterinária, passamos os três prisioneiros pra cá pois onde eles estavam era a personificação da crueldade à que esses bichos foram submetidos sabe-se lá por quanto tempo. Eles viviam isolados dos demais cães, trancados num espaço imundo e só viam pessoas quando eram alimentados. Era aqui que eles viviam:
No dia da primeira faxina, era muito triste ouvi-los chorando do outro lado do muro. A foto abaixo eu tirei por cima do portão de madeira que os isolava:
Ainda bem que esses bichinhos foram adotados e estão num lugar ótimo, cercados de atenção e carinho! Tomara que tenham vida longa, saudável e protegida e que o passado tão triste não deixe nem lembrança!

Os primeiros depósitos!


Com muita alegria, participo à todos que recebemos os primeiros depósitos na conta-poupança dos Bichos. Veja a cópia do extrato online:



Se você quiser fazer um depósito, de qualquer valor, os dados são:

                                    Caixa Econômica Federal
                                    Agência: 1613
                                    Operação 013
                                    Número da conta: 14.678-9


Aproveito também para apresentar o "caixa" dos gastos desde 11/07/11. Mesmo que nossa conta ainda esteja no vermelho, estou muito feliz pois o saldo negativo é bem menor agora e fizemos muitas coisas desde que o último "caixa" foi publicado. Obrigada a todos que nos ajudaram, seja financeiramente ou com produtos de consumo, medicações, consultas, cirurgias, hospedagens e muita disposição nos mutirões!



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Notícias da Lúcia

No sábado passado os familiares da Dona Lúcia vieram até a casa para ver como estava a situação e também para dar notícias quanto ao estado de saúde dela. Eles ficaram surpresos e agradecidos com tudo que temos feito para dar uma solução digna aos bichos que ficaram abandonados após a internação da Dona Lúcia.
Eles nos disseram que a Dona Lúcia está se recuperando e que a equipe médica pretende dar alta em breve para que ela continue o tratamento em casa, uma vez que seu problema é crônico e exigirá cuidados pelo resto da vida.
Os familiares não sabem ao certo para onde a Dona Lúcia irá após a alta, mas existe a possibilidade de ela voltar para a casa. Ficamos bastante apreensivos com isso por vários motivos, sendo que os principais em relação aos bichos são:
- ainda temos 15 cães para serem encaminhados e se a Dona Lúcia voltar, não sabemos se ela permitirá que continuemos os resgates;
- devido ao distúrbio que sofre, há o risco da Dona Lúcia recomeçar a trazer animais para a casa, mesmo sem ter condições físicas e financeiras para cuidar deles.
Torcemos pelo restabelecimento da Dona Lúcia e desejamos que ela possa ter acesso à uma vida melhor, com assistência, suporte e acompanhamento às suas necessidades mas não podemos permitir que os bichos que faltam não tenham a mesma sorte. O jeito é continuar trabalhando para conseguir lar para os 15 o quanto antes!

Agora também no Facebook

Chiquérrimos esses bichos, viu! Também, com tanta madrinha e padrinho, só podem ser mimados!
Clique aqui para ver os bichos no Face, divulgue e ajude a achar casa para a bicharada, afinal "só" faltam 15 mas ainda faltam 15!!!!!!!

Notícias da Lulu

Nosso vózinha foi para São Paulo! Saimos de Santos hoje cedo e até entrar no carro, a Lulu estava toda alegre abanando o rabo, mas bastou dar partida e ela começou auuuuauuuuuuauuuuuuuuuuuuuu. Até a saída da cidade tive que parar três vezes para conversar com ela. Em sinal de protesto, ela fez o número 2 e sapateou no banco... kkkkkkk... Depois disso, tive que abrir todos os vidros para podermos respirar e então ela acalmou e dormiu (se era para abrir os vidros era só pedir, não precisava ter acabado com os bancos do carro...rs...)
Depois de chuva, neblina e congestionamento, chegamos ao local de encontro com a Tatis da Confraria. Ela ficou impressionada com a Lulu, mais gordinha, esperta, ativa e passeando de coleira e guia - um charme!
Quando as deixei, a Lulu já estava entrando para o banho no pet shop e depois já ia para a casa nova com a Tatis. Agora vamos acompanhar as notícias pelo blog da Confraria!
Obrigada Tatis e à Confraria pelo carinho e empenho em ajudar os bichos da Lúcia!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quem quer dois gatinhos???

Esses fofos estão comigo faz um tempão. O Mac veio para minha casa no dia 16/06, era um filhotão sujo e maltratado, com sarna, rinotraqueíte e sem pêlo da cintura para baixo. Hoje é um arteiro, "apronta" o tempo todo! O pêlo está crescendo, ele come feito uma draga, já foi castrado e vermifugado, só falta vacinar.
A Chanel é meu docinho, é a gatinha de olhar mais meigo do mundo! Veio para cá no dia 29/06 para "fugir" da apreensão de gatos pelo CCZ e acabou ficando. É manhosa, foi castrada semana passada, já vermifugada, adora colo e é companheiríssima do Mac: eles brincam e brigam juntos o tempo todo, dormem agarradinhos, são uns fofos. Tem uma pessoa interessada em adotar a Chanel mas eu gostaria muito que ela ficasse junto com o Mac! Eles têm mais ou menos a mesma idade, entre 5 e 6 meses. Olha essas fotos, vê se dá para separar esses dois!!!
 E começa o "vale tudo"
 Mac revida
 Chanel contra-ataca
 Pancadaria geral
 Cansaço...
Soninho...

Hora da chamada

Todo mundo perdeu as contas, o jeito é refazer a chamada...rs... no dia 25/07 eram 22 cães na casa. Atualizando as contas, saíram 7 e ficaram 15:

Turminha que já saiu:
- Nina: operada e passando bem, está na casa da Pri
- Lulu: operou o olho vazado, está bem e vai para casa nova em SP amanhã
- Magda: foi adotada e agora mora em São Vicente
- Tigrada: adotada ontem a noite, junto com os "ex-prisioneiros", será castrada amanhã
- Preta com pata e peito brancos #1: adotada ontem
- Preta com pata e peito brancos #2: adotada ontem
- Caramelo: adotado ontem, mas precisa ser castrado
 Os três ex-prisioneiros, finalmente libertos!

Aos que saíram, desejo que sejam muito felizes e que a vida lhes seja justa porque vocês jamais deveriam ter sido submetidos à tantas privações e maus tratos e, em nome dos seres humanos, nos perdoem! 

Turminha que permanece na casa e suas necessidades:

Necessitam de cuidados específicos de saúde:
1- Bilu (fêmea): precisa de tratamento odontológico
2- Julieta (fêmea): precisa de cuidados devido à idade e sarna
3- Branca (fêmea): está tratando um vazamento pela cicatriz da castração antiga, seria legal se fosse para um lar temporário para receber cuidados específicos para acelerar a cura do vazamento
4- Raposinha (fêmea): é idosa, tem catarata, está tratando a sarna e a otite

Necessitam de avaliação veterinária e ao menos lar temporário:
5- Peludinha (fêmea)
6- Preto & Marrom (fêmea)
7- Creme e Marrom (fêmea)
8- Preto & Branco (macho): recém castrado
9- Castanho (macho): recém castrado
10- Vermelho (macho): recém castrado

Aguardam castração:
11- Preto #1 (macho): aguarda castração
12- Preto #2 (macho): aguarda castração

Atenção especial: essas duas são muito medrosas, provavelmente devido à história de maus tratos e estão se aproximando aos pouco, já melhoraram bastante mas precisam de um ambiente calmo e de muito carinho:
13- Brilhantinha (fêmea)
14- Apavoradinha (fêmea)
Brilhantinha
Lar temporário ou adoção urgente:
15- Nataly (fêmea): A Naty está muito bem de saúde e precisa apenas de banho e cuidado com o pêlo. Um lar temporário a deixaria pronta para adoção rapidinho!
Gente! 15!!!! nem parece verdade! que alegria! Meus agradecimentos a todos que participam desse resgate, vocês são pessoas de ouro! Obrigada!!!

Notícias da Nina

A Priscilla nos atualizou sobre a Nina, deixou um comentário no blog mas faço questão de colar aqui pra todo mundo ler:

" Porta voz da Nina - Plantão médico rsrs: Levamos ela na Dra. Ana Carla hj... a Dra. disse que ela está indo muito bem na recuperação e tem mais, agora ela vive querendo sair pra passear, infelizmente só deixamos ela andar um pouquinho pq a cirurgia foi muito grande e não queremos que ela se esforce muito... mas ela tá espertinha que só!!!! vou tentar enviar algumas fotos que tirei ontem a noite com o celular por e-mail vamos ver se chega... bjusssssssssssssssssss"

E ela mandou mesmo as fotos... bom, antes que alguém desmaiei, são fotos dos locais onde foram retirados os tumores.. e antes também que alguém chore, ver a Nina operada e se recuperando é uma vitória e motivo de muita alegria! Então vamos comemorar e torcer muito por ela, essa mocinha é guerreira e merece nosso apoio e admiração!
Pri, obrigada pelo carinho com que você trata nossa menina!
A carinha linda da Ninoca
Daqui saiu um tumor grandão de mama
Aqui era o tumor das costas, aquele que estava aberto e cheio de larvas de moscas

Novidades da Branca

Semana passada a Branca foi avaliada pelo Dr. Renato por causa do "vazamento" de líquido pela cicatriz da castração, que talvez fosse caso cirúrgico mas que tentaria primeiro o tratamento clínico. A Andrea, que tem nos ajudado bastante, conseguiu uma consulta para a Branca hoje com o Dr. Paulo e, se fosse necessário operar, ele poderia fazer a cirurgia. Assim como o Dr. Renato, o Dr. Paulo também optou por continuar o tratamento apenas clínico. Incluiu o uso de uma pomada cicatrizante e indicou o uso de "abajour" porque a Branca estava lambendo muito o local e isso fez com que a pele ficasse ainda mais fina e sensível, piorando o vazamento.
A Branquinha se comportou muito bem na consulta e ela é tão boazinha que nem reclamou muito do abajour! Olha a carinha de alegria dela:

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Notícias fresquíssimas!

Hoje a noite a Patricia F. trouxe uma amiga para conhecer os bichos da Lúcia. A Claudia ficou tão sensibilizada com a situação dos cães que não se conformou enquanto não arranjou um lugar para alguns deles. Estava tão inconformada que sequer esperou até o dia amanhecer! E foi assim que quatro fofos ganharam casa nova: a tigrada, que se chama Camila, e os três "prisioneiros", aqueles coitados que ficavam isolados de tudo e de todos, sabe-se lá porque. Eu os acompanhei até a casa nova, as duas fêmeas pretas com peito e patinhas brancas foram no meu carro e até dormiram no trajeto, são muito boazinhas! A Camila parecia criança em loja de brinquedo, se enturmou rapidinho com os cães da casa nova. Os três ex-prisioneiros estavam felizes, com olhos brilhantes, orelhas em pé, explorando todo o espaço.
Meus agradecimentos à Claudia e à Patricia pelo empenho em arrumar um lar para os fofos, contem comigo para dar continuidade aos cuidados com os quatro felizardos! Boa sorte aos cãezinhos e que eles sejam felizes na nova casa!

Cuidando dos bichos

Hoje pela manhã levei a Brilhantinha para fazer RX na clínica da Dra. Tatiana. Ela está mancando da patinha traseira mas não deu nada ósseo ou articular no exame. Como ela estava uma porquinha de tão suja, parei na Cãofiança e pedi para darem um banho na fofa. Ficou linda, cheirosa e com brilhantinhos na testa - um charme! A Dra. Roberta a examinou e medicou. Nem tive tempo de fotografá-la lindona porque já estava atrasada para levar a Bilu na veterinária especializada em odontologia.
 Brilhantinha sendo preparada para o RX

A Dra. Fernanda avaliou a situação da Bilu. Ela perdeu muitos dentes, perdeu também massa óssea da mandíbula, tem um dente que está fraturado e outros bem podrinhos. Precisa de tratamento odontológico porque a situação que está favorece inflamação e infecção e isso pode causar dor -  aliás, a Bilu deve ter se acostumado com a dor, tadinha! Vamos aguardar um retorno da Dra. Fernanda para ver o que faremos com a Bilu.
Daqui a pouco vou levar minhas gatinhas na Dra. Bianca para retirarem os pontos, elas estão parecendo duas mumiazinhas com o enfaixamento pós-operatório. Eu improvisei um vestidinho para elas, mas não melhorou muito a situação!
 Minhas mumiazinhas de vestido

O gatão Garfield continua na sacada. Está comendo ração úmida. Ele tem muita dificuldade com a ração sólida e desconfio que esteja com algum problema odontológico também. Hoje já consegui pegá-lo no colo e fazer um cafunezinho... ele até ameaçou ronronar, judiação! O gatão não sabe para que serve a caixa de areia, alguém tem alguma dica de como ensiná-lo????
Gatão laranja... ele é tão lindo, tadinho!

Folia com afilhadas

No sábado fui até a Cãofiança ver minha afilhadas Miranda e Pretinha e fizemos bagunça no quintal. Elas estão lindas, saudáveis, sapecas e felizes... basta ver as fotos:


As duas lindas estão para adoção mas como adoramos essas mocinhas, vamos selecionar os adotantes. Quem estiver interessado em levar as meninas para casa, por favor entre em contato comigo (13-9782-7757) ou com a Dra. Roberta, na Cãofiança (13-3224-1870).

sábado, 6 de agosto de 2011

Sábado de mutirão

Mais uma vez nos reunimos para limpar a casa dos bichos, recolher entulho (pouquinho dessa vez) e dar aquela voltinha básica com a galera. Além disso, o pai da Paulinha revisou a instalação das lâmpadas do quintal e resolveu de vez nosso problemas de iluminação. Para a próxima semana está prevista uma revisão no escoamento do banheiro e na instalação elétrica do chuveiro e das luzes de dentro de casa. Fizemos até uma "vaquinha" para  comprar os materiais (com os R$40,00 da Aline, juntamos R$ 96,00)!
Todos os cães foram vermifugados hoje. Demos a primeira dose geral e em 15 dias daremos o reforço. Foi super tranquilo dar os comprimidos: bastou lambuzá-los com ração úmida e eles fizeram a festa! Tinha cachorro entrando duas vezes na fila para tomar o vermífugo!!
Também tivemos notícias da Nina, ela está bem, se recuperando. A Priscilla fez até um vídeo da Nina andando pela casa e xeretando novos espaços. A Lulu, recém operada do olho vazado, está ótima; até foi passear na rua. Só não gosta de usar o "abajour" no pescoço.
Hoje também fui visitar minhas afilhadas Pretinha e Miranda. Amanhã baixo as fotos delas - estão lindérrimas! As fofas ganharam mais uma madrinha: a Dra. Roberta da Cãofiança!
A nota quase "trágica" do dia foi que os cães deram uma "prensa" no gatinho laranja - lembram dele? aquele que o CCZ não conseguiu pegar? Ele ficou muito assustado! Acho que devido ao susto e também à fraqueza, ele ficou paralisado embaixo de um móvel e conseguimos pegá-lo, finalmente. Ele está bem debilitado, emagrecido e desidratado. Eu o levei à veterinária, ele tomou soro com um monte de coisinhas coloridas (vitaminas) e também tomou antibiótico injetável. Na segunda feira vou levá-lo novamente na Dra. Débora para um exame mais completo. 
Mesmo com todo o estresse de ser atacado pelos cães e tomado soro e injeção, não tivemos muita escolha e ele teve que tomar banho - estava imundo, fedido, pulguento e para completar a desgraça, fez o "número 2" dentro da caixa de transporte. No fim tudo deu certo, o gatão ficou limpo, lindo e cheiroso graças ao pessoal do Pet Center Marginal.
Trouxe o gatão para minha casa, está na "enfermaria" da sacada, com uma caminha quente e macia, caixa de areia exclusiva e potes de água fresca e ração seca. Dei ração úmida (recovery) e ele comeu um pouquinho. Agora está dormindo. Provisoriamente, ele se chama Garfield.
Teve um detalhe chato no resgate do gatinho mas isso eu conto depois.
Ufa! Dia longo e agitado!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mais uma cirurgia: Lulu!

A Lulu foi operada hoje, fez uma plástica para fechar o olho vazado, que era foco de irritação e inflamação. Aproveitando a anestesia, a Dra. Fernanda extraiu um dentinho bem estragado e fez raspagem de tártaro do outro (sim, ela só tinha dois!). Eu trouxe a Lulu para minha casa, até acordar da anestesia e se alimentar. Amanhã ela volta para a casa dela com um "abajour" na cabeça para proteger a cirurgia. Ela já acordou, está meio atrapalhadinha. Daqui a pouco vou dar comidinha bem gostosa para ela! Nossos agradecimentos à Dra. Fernanda e equipe da Clínica S.O.S. Animal.
Lulu na clínica, aguardando a cirurgia

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mais consultas!

Levamos a Branca e a Trigrada para serem avaliadas pelo Dr. Renato e as duas estão bem. A Branca tem um vazamento de líquido pela cicatriz da castração mas é uma reação ao fio de Nylon usado na sutura. Para corrigir isso definitivamente seria necessário uma nova cirurgia mas dá para controlar com antibiótico por enquanto. A Tigrada nos surpreeendeu, ela é novinha de tudo, tem por volta de dois anos. Pelo que fiquei sabendo, ela veio para a casa da Lúcia ainda filhotona e era uma "pereba" só de tanta sarna, por isso ela tem esse aspecto envelhecido. E justamente por ser tão nova, adivinha... não é castrada!
O detalhe curioso da consulta foi a Branca. Depois q tomou a injeção de ivomec, parece que ligaram a menina na tomada! Ela deitava no chão com as quatro patas para cima e se esfregava no chão fazendo festa. Achei q era por causa da picada, mas não, era alegria mesmo... vai entender!
A Branca mudou muito desde a primeira vez q a vi no quintal, era um bichinho assustado e arredio, se escondia embaixo das cadeiras à menor tentativa que eu fazia para me aproximar dela... agora está uma "atacada" e pede para ir passear na rua.
 Foto antiga, a Branca lá no fundo escondida e assustada

A Tigrada só tem dois anos, precisa de um banho de loja urgente!!!!

Notícias da Nina

Acabei de chegar da clínica da Dra. Ana Carla e a Nina está bem e acordada. Ela até ficou em pé e ameaçou dar uns passinhos, mas ficou com preguiça e deitou de novo...rs...
A cirurgia foi bem, retirou o tumor das costas e o da mama, eram bem grandes! A fofa terá alta amanhã e ficará hospedada na casa da Priscilla para o pós-operatório :-)
Obrigada Dra. Ana Carla e equipe, pelo carinho e empenho com a saúde da Nina e minha admiração e gratidão à Priscilla e sua irmã Patricia pelo cuidado pós-operatório!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Plantão médico

Ontem, minhas duas gatinhas de lar temporário foram castradas pela Dra. Bianca, correu tudo bem até as meninas acordarem! Gente! Viraram duas gatas selvagens...rs... nem a Dorothy, a minha gata mimada, é tão encrenqueira como foram essas duas a noite toda! Hoje já estão bem, ainda estranham a "roupinha" do pós- operatório. Muito obrigada a Dra. Bianca e a Núbia, por todo carinho e dedicação dispensados às minhas fofinhas!
Chanel "dopadinha"

Hoje o dia começou agitado. Bem cedinho, levei três cães para serem castrados no Hospital Veterinário da Unimes. Os mocinhos escollhidos foram o Castanho, o Vermelho e o Preto e Branco. Deu tudo certo, os meninos estão ótimos e foram para a Clínica Filetti para os primeiros dias de pós-operatório. Obrigada ao Dr. Biondi e equipe do Hospital Veterinário e nosso agradecimento também ao Dr. Eduardo Filetti e todos da Clínica Filetti, que nos receberam tão bem!
Castanho aguardando cirurgia

Vermelho sedado

Por fim, acabei de voltar da clínica da Dra. Ana Carla e Dr. Mário. A Nina está lá, sendo operada agora para a remoção dos tumores. De acordo com a crença de cada um, peço para que mandem muita energia boa para a nossa pequena e que tudo corra da melhor maneira possível! Meus agradecimentos à Dra. Ana Carla e ao Dr. Mário e a todos da equipe. Meus agradecimentos pessoais para Dona Célia, que levou a Nina até a clínica pois eu não consegui chegar a tempo por conta das castrações dos meninos e meu muito obrigada à Priscila, pelo suporte financeiro à cirurgia e disposição em cuidar da Nina no pós-operatório.

Não é o máximo ter tanta gente legal ao nosso lado? Isso sem contar todos que estão trabalhando muito para que os cuidados aos bichos fossem viabilizados! Turma do MEABS e da S.O.S Animais de Rua, minha admiração e agradecimento!